Outras

Em 2009, o grupo de pesquisadores do PPGEA das áreas de concentração de Poluição do Ar e Recursos Hídricos recebeu 940 mil reais no âmbito do EDITAL CT-INFRA FINEP, para ampliação de infra-estrutura física dos laboratórios (460m2 adicionais) e incremento da estrutura laboratorial de análises físico-químicas, incluindo um novo e mais moderno Cromatógrafo Gasoso-MS, um Desorvedor Térmico para análise de Compostos Orgânicos Voláteis, um Cromatógrafo Gasoso-FID para quantificação de compostos odorantes de enxofre, Gerador de H2 e um conjunto de balanças de alta precisão para pesagem de filtros de amostragem de partículas na atmosfera.

Encontra-se em andamento o projeto de construção do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do ES (CPID-ES), financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Espírito Santo (FAPES), Instituto Estadual de Meio-Ambiente (IEMA) e FINEP. No valor total de 12 milhões de reais, incluindo a construção:

  • Laboratório para Analise Físico-Química de Amostras Ambientais (250 m2), no valor aproximado de 2,5 milhões de reais (sob coordenação do prof. Sérvio Tulio Cassini).

  • Núcleo de Análises Ambientais (150 m2), no valor aproximado de 2,0 milhões de reais (sob coordenação do prof. Neyval C. Reis Jr.).
    Em 2010 foi instalado o equipamento de avaliação de Ecotoxicidade por meio do Projeto FAPES/UFES "Desenvolvimento de processo simplificado de avaliação de microcistinas" e o equipamento PCR Real Time por meio do projeto CNPq UNIVERSAL 2009/2011, que permitirão a realização de análises mais acuradas de amostras ambientais.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910