Histórico

O curso de mestrado já existe e foi consolidado ao longo de mais de 18 anos. O curso de mestrado em engenharia ambiental foi criado pela Decisão no. 63/87 do CEPE pela e Resolução no. 32/87 do Conselho Universitário por proposta do Departamento de Hidráulica e Saneamento (hoje, Departamento de Engenharia Ambiental) e aprovado pela Pró-reitoria de Pós-graduação da UFES. O Programa teve parecer favorável do Grupo Técnico Consultivo da CAPES em 1990.

O curso teve sua primeira turma em 1989 e seu reconhecimento perante a CAPES em 1990.

A partir de agosto de 2006 a CAPES aprovou a criação do Curso de Doutorado, que foi homologado pelo CNE por meio da Portaria no 73, publicada no DOU de 19/01/2007 e pelo Parecer 267/2006, pág. 22 e 23 de 17/01/2007. Na sua criação o Curso de Doutorado foi avaliado pela CAPES com a Nota 4. O Curso apresenta 3 áreas de concentração: Poluição do Ar, Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. A primeira turma do referido curso iniciou em março de 2007.

O PPGEA está subordinado administrativamente ao Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo e academicamente à Câmara de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, em primeira instância, de acordo com o artigo 13 §1o do regulamento geral da pós-graduação da UFES (resolução 25/95 CEPE). O órgão de deliberação do PPGEA é o seu Colegiado Acadêmico constituído de um Coordenador Geral e um Coordenador Adjunto, pelos professores permanentes do Programa e representantes discentes eleitos em número e forma definidos pela legislação em vigor.

O PPGEA, mediante a conjugação de esforços aplicados ao ensino, pesquisa e à extensão, tem os seguintes objetivos:
(a) Conferir o grau de Mestre em Engenharia Ambiental, de acordo com as normas acadêmicas da UFES e legislação pertinente;
(b) Conferir o grau de Doutor em Engenharia Ambiental, de acordo com as normas acadêmicas da UFES e legislação pertinente;
(b) Promover o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas em Engenharia Ambiental nas áreas de competência do PPGEA;
(c) Propiciar as condições para a formação e aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores na área de engenharia ambiental;
(d) Fortalecer a interação entre a pós-graduação e os cursos de graduação da UFES;
(e) Promover a interação universidade, empresas, governo e setores públicos e privados representativos da sociedade;
(f) Apoiar o caráter de inovação tecnológica por meio do desenvolvimento de produtos e suas respectivas patentes dentro da legislação pertinente;
(g) Apoiar a difusão dos resultados de pesquisa.

As disciplinas do curso de mestrado foram reformuladas ao longo dos 16 anos de funcionamento do PPGEA devido à reestruturação das linhas de pesquisa, aposentadoria de docentes e contratação de novos docentes e criação do doutorado. Atualmente, são oferecidas 33 (trinta e três) disciplinas de 60 horas semestrais para o curso de mestrado que são também oferecidas para o curso de doutorado. Estas disciplinas são oferecidas em dois semestres distintos de acordo com a disponibilidade do corpo docente e demanda discente.

O grupo de professores do PPGEA é relativamente jovem, mas com experiência e capacitação, que permitirá a permanência desses docentes por tempo suficiente para a continuidade do desenvolvimento do Programa.

Alunos Formados e Matriculados:O programa já formou 198 mestres e 37 doutores e conta com 86 alunos regularmente matriculados, sendo 43 no mestrado e 43 no doutorado.

Nome dos coordenadores e coordenadores-adjuntos:

Período: 2015-2017
Coordenador(a): Edmilson Costa Teixeira
Coordenador(a)-Adjunto(a): Sérvio Túlio Alves Cassini

Período: 2013-2014
Coordenador(a): Regina de Pinho Keller
Coordenador(a)-Adjunto(a): Edmilson Costa Teixeira

Período: 2010-2012
Coordenador(a): Regina de Pinho Keller
Coordenador(a)-Adjunto(a): Edmilson Costa Teixeira

Período: 2008-2010
Coordenador(a): Julio Tomás Aquije Chacaltana
Coordenador(a)-Adjunto(a): Florindo dos Santos Braga

Período: 2006-2008
Coordenador(a): Sérvio Túlio Alves Cassini
Coordenador(a)-Adjunto(a): Antônio Sérgio Ferreira Mendonça

Histórico do conceito CAPES do programa:

Período de Avaliação: . . . . . Conceito:

2010-2012 . . . . . . . . . . . . . . 4 (Bom)
2007-2009 . . . . . . . . . . . . . . 4 (Bom)
2004-2006 . . . . . . . . . . . . . . 4 (Bom)
2001-2003 . . . . . . . . . . . . . . 4 (Bom)
1998-2000 . . . . . . . . . . . . . . 4 (Bom)
1996-1997 . . . . . . . . . . . . . . 3 (Regular)
1994-1995 . . . . . . . . . . . . . . C (Regular)
1992-1993 . . . . . . . . . . . . . . SC (sem conceito, pois cursos novos não recebiam conceito inicial)

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